Pitaia

Pitaya possui uma casca irregular, formando gomos escamosos que lembram um dragão, mas sua polpa é doce e macia, com um sabor comparado ao do Kiwi e Melão.

pitaya é matéria prima de doces, Geleias, Iogurtes, sorvetes, tortas e também cai bem como acompanhamento na salada.

Rico em Gorduras e Proteínas: A Pitaya consiste de uma pequena quantidade de gorduras monoinsaturadas saudáveis, porque a fruta contém muitas sementes em sua parte comestível. As sementes e a polpa da Pitaya são uma excelente fonte de gorduras e proteínas.
Para Digestão: A Pitaya além de fortalece o sistema imunológico, ela possui um alto teor de fibra, o que significa que elas ajudam o corpo com os movimentos intestinais, facilitando a passagem suave através do trato digestivo, estimulando o movimento peristáltico, e induzindo a liberação de sucos digestivos. Ao regular a função intestinal com fibra dietética, você reduz suas chances de doenças como constipação, síndrome do intestino irritável e doenças ainda mais graves, como o câncer colorretal.
Para o Sistema Imunológico: Um dos aspectos mais benéficos da Pitaya é a sua capacidade de dar-lhe um impulso no sistema de defesa do seu organismo. Devido aos seus altos níveis de Vitamina C, são um dos ativos mais importante para o sistema imunológico de seu corpo, e que estimulam a atividade de outros antioxidantes no corpo. Eles procuram ativamente e ajudam a eliminar os radicais livres, subprodutos perigosos do metabolismo celular, que foram diretamente ligados às condições potencialmente fatais como o câncer e doenças cardíacas.
Emagrecimento: A Pitaya ainda pode ser uma aliada de quem está fazendo dieta para emagrecer, já que em 100 gramas são encontradas apenas 50 calorias e tem propriedades termogênicas ou seja aumenta a queimar de calorias. Além disso, são encontradas duas substâncias importantes: glucagon, que dá sensação de saciedade e tiramina, que inibe o apetite, principalmente por doces.
Excelente fonte de Antioxidantes: Estudos realizados mostraram que os antioxidantes ajudam a neutralizar a formação de radicais livres. Em particular, os especialistas dizem que a Vitamina C é um dos antioxidantes mais seguros e eficazes para realiza esse grandioso trabalho.
Para Diabetes: A Pitaya possui uma grande quantidade de fibras, elas podem ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Ela também ajuda a inibir os picos de açúcar que ocorrem depois de comer alimentos com alto índice glicêmico. No mesmo estudo, os pesquisadores descobriram que a Pitaya tem um efeito importante sobre o estresse oxidativo da rigidez aórtica em ratos diabéticos. Isto mostrou que o consumo regular desta exótica fruta pode ser benéfico na prevenção de problemas associados com a Diabetes.
Fonte em Vitaminas: A Pitaya é uma excelente fonte em diversos nutrientes, tais como: Fósforo e oligossárideos que auxiliam o processo digestivo e previne o câncer de cólon e diabetes. Ajuda, também, a neutralizar substâncias tóxicas (metais pesados), reduz os níveis de colesterol e a hipertensão. As sementes têm efeito laxante. Pode-se consumir a polpa do fruto ao natural ou processado como refresco, geleias ou doces.

 

Pitaia (pitaya em PE) é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífito dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China . O termo pitaia significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce pela noite (com pequenas flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Noite.

Clima e solo
Pode ser cultivada de 30 até 700 metros acima do nível do mar, desde que as temperaturas sejam em média de 14 a 32°C, com chuvas de 500 a 3.600 mm/ano, mas se adapta também a climas mais secos.

Fruta
Existem três variedades, todas com a pele folhosa:

Hylocereus polyrhizus, vermelha por dentro com pele rosa
Hylocereus megalanthus, branca por dentro com pele amarela
Selenicereus undatus, branca por dentro com pele rosa

A fruta pode pesar entre 50-1000 gramas e seu interior, que é ingerido cru, é doce e tem alto nível de calorias. Da fruta se faz suco ou vinho; as flores podem ser ingeridas ou usadas para fazer chá. As sementes se assemelham às do gergelim e se encontram dispersas no fruto cárneo.

Crê-se que a variedade de interior vermelho é rica em antioxidantes.

Utilização
As pitaias de casca vermelha, particularmente, são grande fonte de Vitamina A.
Pitaias são ricas em fibras e minerais, principalmente zinco e ferro. as vermelhas são ricas em ferro, as amarelas em zinco.
As sementes são pobres em gordura poliinsaturada, e as vermelhas em particular não possuem gordura saturada. [1]
Pitaias também possuem quantidades significativas de antioxidantes, que previnem os radicais livres.
Em Taiwan, diabéticos usam a fruta como substituto para o arroz como fonte de fibras.
A pitaia supostamente aumenta a excreção de metais pesados e diminui o colesterol e pressão sanguínea. Comer regularmente alivia doenças crônicas do sistema respiratório.

Composição nutricional

Pitaia Vermelha Polpa Branca
100g

Acido ascórbico 25.0mg
Cálcio 6.0mg
Calorias 40.1
Carboidratos 9.2g
Proteínas 0.15g
Fibra 0.3g
Fósforo 19.0mg
Gorduras 0.1g
Ferro 0.4mg
Niacina 0.2mg
Fontes :
pitaias.blogspot.com.br/2013/04/pitaya-e-eleita-superfruta-para-2013.html

www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-da-pitaya-para-saude/

pt.wikipedia.org/wiki/Pitaia

 

1 comentário em “PitaiaAdicione o seu →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.